Ir para a Home > Tratamentos > Tratamentos Realizados

Conheça nossos tratamentos realizados.

Periodontia (Gengiva)

Descrição do Tratamento:

PERIODONTIA TRATAMENTO DAS GENGIVAS E OSSO DE SUPORTE

Essa especialidade envolve o tratamento das doenças nos tecidos que sustentam o dente, como a gengiva, o osso alveolar e as fibras periodontais. Placa bacteriana, fatores hormonais, próteses mal adaptadas, entre outras, são as maiores causas da perda dos dentes em adultos.
Nosso tratamento consiste em remover a placa bacteriana pela raspagem e alisamento dos dentes, ou em casos mais delicados, realizar intervenções cirúrgicas com o máximo de conforto possível ao paciente.
Além disso a Periodontia Estética, através de cirurgias nos tecidos de suporte, possibilitam mudanças no sorriso, harmonizando dentes e gengiva.
Diversos fatores e doenças comuns podem atrapalhar a saúde da gengiva e dos tecidos de suporte dos dentes.
As doenças periodontais são causadas por bactérias residentes na própria boca que levam a perda dos tecidos da gengiva, osso e ligamento periodontal, os quais são os responsáveis pela sustentação dos dentes na boca. Na presença das doenças periodontais, esses tecidos são perdidos ou ficam comprometidos a tal ponto que os dentes ficam moles e o indivíduo não consegue mais mastigar. Juntamente com a cárie, as doenças periodontais são as maiores responsáveis pela perda dos dentes e podem afetar um ou vários dentes iniciando quando a placa bacteriana (película viscosa e incolor que constantemente se forma sobre os dentes) começa a agredir a gengiva.
A gengivite e a periodontite são, respectivamente, a forma branda e a forma severa da doença periodontal e por isso apresentam sinais clínicos diferentes.
A gengivite pode ser observada quando sua gengiva está avermelhada, inchada e sangrando com facilidade. Esta forma da doença é causada pela higiene oral inadequada (escovação e uso inadequado do fio dental) e, portanto, é reversível bastando um tratamento e orientação feitos por um dentista, além de retomar a higiene oral ideal. Sua gengiva voltará ao normal em pouco tempo.
Já a periodontite, por envolver a destruição do osso e ligamento periodontal (estruturas que prendem os dentes), mesmo quando tratada irá deixar algumas seqüelas, ou seja, um sinal de que alguma destruição já aconteceu na região. Essas seqüelas podem ser: dentes que se tornaram separados dos outros, dentes com a raiz aparecendo e dentes com mobilidade.
Apesar da placa bacteriana ser a principal causa das doenças periodontais, como já foi explicado, outros fatores também podem afetar a saúde da gengiva e dos tecidos de suporte dos dentes. O fumo está relacionado co diversas doenças sérias como o câncer, as doenças do coração e do pulmão. O que muitos não sabem é que os fumantes são indivíduos com maior risco de apresentar doença periodontal. Estudos mostram que o cigarro com suas mais de 4 mil toxinas, pode ser um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento e progressão da doença periodontal. Porém, estudos mais recentes observaram que quando o indivíduo pára de fumar, ele tem chances de ter a manutenção de sua saúde gengival comparada a de uma pessoa que nunca fumou, animando àqueles com dificuldade de cessar o hábito de fumar.
O diabetes é uma doença que causa no seu portador maior risco de desenvolver infecções, e isso inclui as doenças periodontais. Este tipo de infecção pode diminuir a capacidade de produzir e/ou utilizar a insulina, o que pode dificultar o controle da diabetes, como também pode tornar a infecção periodontal mais severa do que nas pessoas que não possuem a doença

As doenças cardíacas não estão ligadas apenas ao estilo de vida saudável com boa alimentação, prática de esporte e controle de hábitos nocivos (fumo e bebida alcoólica). Muitos desconhecem importância da limpeza diária correta dos dentes (incluindo fio dental, escovas interdentais e escovas comuns) como uma possível ferramenta de controle do risco para doenças letais, como as doenças cardíacas, além do reconhecido efeito para a saúde bucal. Pesquisadores sugerem que os pacientes com doença periodontal podem apresentar um incremento no risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

É muito importante não esquecer que uma boa higiene oral e cuidados profissionais regulares realizados pelo dentista significam saúde. Identificar os problemas através de exames clínicos, radiográficos e bacteriológicos, no início da doença, é fundamental para orientação do tratamento, de tal forma que o indivíduo possa manter seus dentes pelo resto da vida.

Siga-nos

IMPLA RIO - CROGO-CL 691 Rio Verde/GO

Alameda Barrinha, 605, Centro

Tel.: (64) 3621-1947

© 2014 - Clínica IMPLA RIO - Todos os direitos reservados.